Para quem gosta de arte: Catalunha


Escrito por: Heleusa Bonato
Mais posts de Dicas

Compartilhe



Imagina visitar uma região onde se reúnem obras impressionantes de quatro grandes artistas da pintura do século XX?

Este lugar é a Catalunha!

As paisagens da Catalunha e sua luz mediterrânea sempre serviram de inspiração para os artistas. Nesta comunidade autônoma da Espanha, que tem Barcelona como sua capital, nasceram Salvador Dalí, Joan Miró e Antoni Tàpies. Além de ser a terra destes renomados artistas, foi lá que Pablo Picasso também passou parte de sua vida.

Esta zona da Espanha conserva hoje diversos tipos de pintura que maravilham os seus turistas. Ao visitar a Catalunha, é possível recorrer espaços e museus surpreendentes onde desfrutar e compreender o universo destes quatro gênios:


Picasso

Quadros originais com pessoas desenhadas a partir de formas geométricas. Esta é a essência do cubismo nas obras de Picasso. O pintor sempre teve uma ligação com a Catalunha, em especial com a cidade de Barcelona. Por isso, lá se encontram diversos trabalhos seus, como o quadro Las Meninas que está exposto no Museu Picasso de Barcelona.

Museu Montserrat

Visite também o Museu de Montserrat, que dispõe de outros dois quadros de Picasso. Para quem está em Barcelona, Montserrat fica a apenas 60km e vale a pena um bate e volta para conhecer este local. O famoso Monte Serreado e o Mosteiro são outras duas atrações muito visitadas na região. Em Sitges, município da província de Barcelona, o Museu Cau Ferrat exibe as obras em óleo do artista.

Joan Miró

Descubra uma nova maneira de ver a realidade através do talento de Joan Miró. Em Barcelona, a fundação que leva o seu nome e que ele mesmo criou é considerada um dos melhores museus do mundo graças à iluminação e a originalidade das obras. Mais de 11.000 desenhos, tapeçarias, esculturas e pinturas retratam a sua viagem ao surrealismo.

Museu Montserrat

E tem mais obras de Miró por Barcelona. Numa das ruas mais conhecidas da cidade, nas Ramblas, está o mosaico de Pla de l´Ós. E também, no terminal B do aeroporto, está um mural de cerâmica do artista.

Salvador Dalí

Se o seu objetivo é distanciar-se do convencional e surpreender-se com a arte, seu artista é Dalí. E para conhecer o legado deste ícone do surrealismo, nada melhor que visitar a Catalunha. Em Girona, está o Teatro-Museu Dalí. Um prédio concebido pelo próprio artista cujas torres tem formatos de ovos gigantes e já supõem um tour fantástico pelo seu interior. Neste museu, está a sua obra “Autorretrato blando con beicon frito”.

Museu Montserrat

Em Port Lligat, no município de Cadaqués, província de Girona, está a Casa de Salvador Dalí. Este museu é imprescindível para conhecer o universo íntimo deste gênio. Aí, em meio a este ambiente bucólico, se descobre como era a sua oficina. E o surrealismo não para por aqui. Em Púbol, o jardim que Dalí projetou para a sua esposa, Gala. Com esculturas de elefantes, murais de pintura e uma piscina rodeada por bustos do compositor Richard Wagner dão um toque romântico ao local.

Antoni Tàpies

O quarto e último pintor imperdível para quem deseja conhecer a Barcelona modernista é Antoni Tàpies. Na sua fundação, um dos edifícios mais emblemáticos da cidade, o artista expressa seu estilo pessoal e o interesse pela colagem e a cultura do Oriente.

Museu Montserrat

Para quem gosta de arte contemporânea, o famoso Museo de Arte Contemporânea de Barcelona (MACBA) também reúne suas criações com materiais e técnicas novas.

Catalunha é pura cultura. Descubra!



Sobre o autor

Heleusa Bonato

Heleusa já fez intercâmbios nas cidades de Mendoza e Rosário, na Argentina. Adora os destinos de língua espanhola. Uma de suas viagens preferidas foi para Barcelona, na Espanha. Publicitária, sempre carrega sua câmera embaixo do braço para registrar suas viagens. No blog, contribui principalmente sobre os destinos da América Latina e Espanha.




Ficou interessado?

Preencha seus dados abaixo e receba um orçamento.



Leia mais

 

WhatsApp chat