O que ver em Porto

FlytourDicas

Porto

O que ver em Porto


Escrito por: Flytour
Mais posts de Dicas

Compartilhe



Fundada pelos Celtas e conhecida pelos romanos como Porto Cale, a cidade do Porto não só deu o nome ao país que muito depois viria a se formar. Ela também cultivou sementes que se alastrariam muito além-mar, muitos séculos adiante.

Vinhos preciosos e gastronomia única, fruto da mistura de guerras e criatividade. Pontes e arquitetura, sejam modernas ou antiguíssimas. Time de futebol e universidade, umas das melhores do mundo. Neste cantinho de Portugal, não há como não se deixar levar pelo clima e alma do povo português.




História

Catedral da Sé do Porto

Construção religiosa mais importante do Porto, a Catedral da Sé está localizada perto das muralhas que um dia protegeram a cidade e teve sua construção iniciada no século XII. Não perca o claustro e preste atenção no centro da praça da Catedral. Existe ali uma coluna onde os criminosos eram enforcados. Em outras épocas, claro.

Monumento a Dom Pedro IV

No Brasil, este senhor ficou conhecido como Pedro I, mas em Portugal a história foi outra. Localizada na Praça da Liberdade, o Monumento a D. Pedro IV. Na base, veja duas cenas: o desembarque o então imperador do Brasil em Portugal e a entrega do coração de D. Pedro (hoje na igreja da Lapa) à cidade.




A casa do Infante

Uma das construções mais antigas da cidade, a Casa do Infante é considerada o local de nascimento de Dom Henrique, o patrono dos descobrimentos. Iniciado em 1325, o prédio foi armazém real, alfândega e casa da moeda. Mas não só isso. Com a arqueologia, descobriu-se rastros dos romanos e muitas outras histórias da História.



Gastronomia

Sair para caminhar na hora do almoço nas ruas do Porto se transforma – aos que têm fome – em um exercício de paciência. Os cheiros que desaguam dos restaurantes e casas revelam um dos melhores e mais saborosos aspectos desta cidade.

Além do Bacalhau, sempre português aos nossos olhos, procure conhecer opções clássicas e tradicionais do lugar. Uma ótima pedida para quem gosta são as tripas à moda do Porto. Outra, muito contestada, mas tradicionalíssima, é a Lampreia. Por ter um sabor muito forte, procure ver no prato dos outros antes de fazer o pedido.

Ah! Não perca a francesinha, mas esta não vamos explicar, deixamos como surpresa.




Cultura

Para quem gosta de Museus, o Porto oferece boas opções para as mais diversas necessidades culturais. Destaque para:

Museu da Misericórdia do Porto: conheça a história da Santa Casa da cidade e sua coleção de arte. Além disso, visite a Galeria dos Benfeitores, exemplo de arquitetura de ferro e vidro da cidade.

Museu Soares dos Reis: fundado há mais de 200 anos, este espaço é o museu mais antigo de Portugal. Entre pinturas e esculturas, conheça a obra do escultor que batiza o local. Além disso, aproveite o lugar em si. O Palácio dos Carrancas foi a casa de personagens como Dom Pedro I (IV para eles) e oferece ótimos jardins para descansar.

Fundação Serralves: Voltada para a arte contemporânea, esta Fundação apresenta uma série de artistas de vanguarda, além de contar com um entorno digno para a natureza expor suas belezas: um espaço de 18 hectares de tranquilidade.



Assim como as melhores cidades do mundo, o Porto revela suas melhores características durante passeios por suas ruas. Se puder, não perca: o Centro histórico do Porto, a Livraria Lello, o Palácio de Cristal, o Palácio da Bolsa, a Torre dos Clérigo e, é claro, o Rio Douro. Aliás, não pode faltar a foto sob ou sobre a Ponte D. Luís!



Sobre o autor
Flytour

Flytour

Nós amamos viajar. E compartilhar nossas experiências. Tentamos sempre trazer dicas pessoais das nossas viagens para aproximar ainda mais nossos leitores dos destinos em que sonham conhecer.




E aí, vamos para Porto?

Preencha seus dados abaixo e receba um orçamento 🙂



Leia mais