Excêntrica Dubai


Escrito por: Flytour
Mais posts de Dicas

Compartilhe



Não se sabe ao certo quando Dubai foi fundada. Alguns dizem há cinco mil anos, outros se baseiam em citações históricas feitas no século XI. Independentemente da idade, esta cidade histórica começou a ser protagonista no turismo internacional há pouquíssimo tempo. Este fenômeno aconteceu, principalmente, por conta dos recursos do petróleo revertidos em construções espetaculares e projetos de engenharia que fariam inveja aos construtores das pirâmides de Gizé.

Portanto, impossível falar de turismo no século XXI sem explorar esta cidade modelo dos Emirados Árabes. E é exatamente isso que faremos a seguir.




O mais alto do mundo

Os grandes projetos de engenharia de Dubai tornaram-se uma característica da cidade. Exemplo icônico, o Burj Khalifa Bin Zayid, com incríveis 828 metros e 160 andares, foi inaugurado em 2010, custou 1,5 bilhão de dólares e coleciona recordes. Além de ser possível ver alguns países vizinhos, como Irã e Omã, a construção é, por exemplo, a mais alta estrutura sem cabos e a que tem mais andares. E ainda tem o elevador mais rápido do mundo.

No topo, por dentro ou por fora, o luxo e a grandeza do edifício fascinam viajantes de todo o mundo. E a vista é de outro mundo: não perca, de jeito nenhum, o pôr do sol com o Golfo Pérsico como cenário.




Águas que dançam

De cima do Burj Khalifa ou do chão, se programe para ver uma das atrações mais conhecidas da cidade. Batizado de Fontes de Dubai, trata-se do maior show de águas do mundo. Como tudo, parece que Dubai quer bater todos os recordes mundiais. Com jatos que chegam a altura de um prédio de 45 andares e muitas luzes sintonizados com musicas regionais e clássicas, o show se apresenta de 30 em 30 minutos depois das 18h e dura pouco mais de cinco minutos. Mesmo assim, é imperdível.




O grande hotel

Você não vai adivinhar onde fica o mais alto hotel do mundo? Nem o mais luxuoso? É isso mesmo, o Burj al Arab Hotel conquistou o direito de ostentar as únicas sete estrelas do planeta. Construído em formato de vela, sobre uma ilha artificial, o lugar vale uma visita pelo inusitado da arquitetura e pelo luxo interior (algumas partes da decoração têm detalhes em ouro). Se quiser visitar o interior do hotel, você pode se hospedar lá ou fazer uma reserva em um de seus restaurantes ou bares.




História de verdade

Saindo um pouco do futuro, visite o Museu de Dubai. Localizado no Forte Al Fahidi, de 1787, a instituição oferece aos viajantes um panorama das tradições e histórias locais. Artefatos milenares dividem espaço com uma linha do tempo que apresenta o desenvolvimento da cidade antes e depois da principal descoberta da região: o petróleo.




Compras e muito mais

Sério… onde você acha que fica o maior shopping do mundo? Sim. Mais uma recorde para Dubai. O The Dubai Mall oferece mais de 500 marcas e uma arquitetura de tirar o fôlego. Porém, aqui as lojas são apenas parte do show. Neste shopping monumental está, por exemplo, o (adivinhe) o aquário com o maior painel acrílico do planeta: o Dubai Aquarium. Nele, 33 mil espécies fazem a festa dos visitantes. Destaque, claro, para os mais de 400 tubarões e arraias.




Neve no deserto

No meio do deserto, Dubai inventa moda. No Mall of the Emirates, uma imensa construção, chamada de Ski Dubai esconde um universo de frio. Com mais de 22 mil metros quadrados, os viajantes deixam as areias quentes para trás e mergulham em uma experiência gelada com um cenário perfeito de cavernas, flocos de neve, esquis e roupas especiais. Se não é o maior do mundo, neste caso, levam o prêmio de primeiro do Oriente Médio.




Se quiser sair um pouco deste mundo de grandiosidade luxuosa, visite as mesquitas da cidade, os mercados públicos, as praças locais e sinta a alma do povo de Dubai. Além de descobertas culturais que fará, você ainda pode ter a sorte de conversar com um morador sobre o futuro de uma cidade que tende a ser, em pouquíssimo tempo, uma das líderes mundiais.




Sobre o autor
Flytour

Flytour

Nós amamos viajar. E compartilhar nossas experiências. Tentamos sempre trazer dicas pessoais das nossas viagens para aproximar ainda mais nossos leitores dos destinos em que sonham conhecer.




E aí, deu vontade de conhecer Dubai?

Preencha seus dados abaixo e receba um orçamento 🙂



Leia mais